Vencendo o Bloqueio Criativo

Share on whatsapp
Envie!
Share on facebook
Compartilhe!
Share on pinterest
Salvar Pin!
Share on twitter
Tuíte

❓Não tenho ideias.❓Não sei bem o que fazer.❓Não estou inspirado.
.
💡 Essas perguntas vem a mente de qualquer designer em um certo momento da vida, um grande bloqueio criativo que limita e muito a capacidade de criar algo novo. Estas dúvidas atrapalham muito a vida de alguém que possui prazos e precisa ter uma regularidade de trabalhos.
.
A seguir eu falo de 3 principais causas do bloqueio criativo que assombra a vida de qualquer criativo:
.
1️⃣ Falta de referências e pouca inspiração:
Quando você não tem boas referências, você fica um pouco perdido, porque não tem como se inspirar em boas referências sendo que todas elas são muito parecidas.
Uma solução para isso é buscar por boas referências e um dos lugares que eu indico é o Behance (Rede social para criativos) e também pesquisa em livros.
.
2️⃣ Briefing mal feito:
Quando se tem um briefing mal feito, acontece que não tem informações suficientes para desenvolver esse projeto e você fica meio perdido porque você não sabe pra onde ir.
.
Uma solução para isso é você buscar por outras referências de briefing, seja na internet ou com amigos, pessoas que possuem uma profissão semelhante a sua.
❓O que perguntar para eles?
“Olha, quando você vai desenvolver um projeto de marca, o que você pergunta pro seu cliente? Da uma olhada no modelo de briefing que eu tenho aqui. Você acha que é legal?” Quando o Briefing é bem feito, tem esse papel de clarear a nossa mente, nossas ideias.
.
3️⃣ Fatores internos são os principais vilões:
Como o stress, o equilíbrio emocional, a falta de confiança, falta de autoestima e o descontentamento: Se você não está bem no lugar que está, tudo o que for realizar será prejudicado. São um dos fatores que interferem no processo criativo.
.
Então antes de você pensar em como ser mais criativo, é muito importante CUIDAR DA MENTE, da sua saúde emocional/mental do seu estado físico/psicológico.
.
💭 Você não se livra do bloqueio criativo, volta e meia ele pode vir te assombrar, mas se você tomar alguns desses conselhos que eu trouxe aqui para você, pode ser que rapidamente você consiga se livrar desses bloqueios.
.
#vidadedesigner #designerinspiracao #bloqueiocriativo #dicasdesign

Curtiu? Compartilhe!
Share on whatsapp
Envie!
Share on facebook
Compartilhe!
Share on pinterest
Salvar Pin!
Share on twitter
Tuíte
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Designer gráfico, apaixonado pela profissão. Busco minha inspiração nas coisas mais simples do dia a dia.

Artigos Recentes

Conheça o Método para Desenvolver Artes Profissionais no Photoshop

O Kit do Designer é uma plataforma com mais de 800 Mil Arquivos Editáveis, criados para Designers, Freelancers, Agências & Criadores de Conteúdo.